Para o portal “Certificação da Maturidade Digital”, da Estrutura de Missão Portugal Digital, demos os testemunhos da nossa honrosa participação nos trabalhos da Comissão Técnica de Normalização CTA 041 «Selos digitais», cuja coordenação é assegurada pelo Organismo Nacional de Normalização, o Instituto Português da Qualidade (ONN/IPQ).
O documento normativo produzido foi o DNP 4577-2:2021 Maturidade digital – Selo digital, Parte 2 – Privacidade e Protecção de Dados, Requisitos.
Este documento encontra-se em fase de aprovação, no âmbito do Instituto Português da Acreditação (IPAC) e da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD).
O processo da transformação digital, e a certificação da maturidade das organizações, expressa pelo nível do selo digital – Bronze, Prata ou Ouro, que estas possam evidenciar, assenta em quatro pilares: cibersegurança, privacidade e proteção de dados, acessibilidade e sustentabilidade.
Os selos digitais serão a expressão de níveis superiores de maturidade organizacional, com maior responsabilidade na sustentabilidade dos negócios, aumentando a confiança junto dos cidadãos, com reflexos directos na competitividade e nos resultados das organizações que recorram a este diferenciador positivo no mercado.
Dr.ª Inês Oliveira
- Encarregada de Proteção de Dados do Ministério da Justiça
- IPQ | Presidente da CT 215 – GESTÃO DA PROTEÇÃO DE DADOS
- APDPO Portugal | Presidente da Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança dos Dados
Testemunho
“Contribuir para o Selo de Maturidade Digital – Parte Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, além de uma honra e um privilégio por poder fazer parte deste projeto, foi também muito enriquecedor enquanto profissional. Repensar as matérias é sempre uma nova oportunidade de aprender, nestes trilhos que só fazem sentido com partilhas de conhecimentos e experiências. Vejo o documento normativo, antes de mais, como um auxílio para organizações públicas e privadas, não raras vezes embrenhadas em legislações complexas, confusas e contraditórias. Além disso, para quem se pretenda certificar, este Selo tem um efeito sistémico de conformidade e confiança que só nos deve tranquilizar enquanto cidadãos, consumidores ou operadores”.
Sílvio Gomes
- Sócio e gerente da empresa Compliance Way.
- Encarregado da Protecção de Dados
- IPQ | Vogal da Comissão Técnica CT 175 – GESTÃO DE PROJECTOS
- IPQ | Secretário da Comissão Técnica CT 215 – GESTÃO DA PROTEÇÃO DE DADOS
Testemunho
“A convite do IPQ, participei na elaboração do documento normativo do pilar da “Privacidade e Protecção de Dados”, no âmbito do projecto do Selo Digital.
Foi uma honrosa responsabilidade integrar uma equipa de peritos, a quem agradeço a aprendizagem e a disponibilidade para, em modo autónomo e com a competência colectiva, contribuir para o desenvolvimento da maturidade digital das organizações.”